Atendimento Segunda a Sexta-feira das 8:15 às 11:45 e das 13:00 as 17:45 - Sábados das 8:30 às 11:45 (Horário de Brasília) Whatsapp Comercial Whatsapp Suporte Telefone Contato Comprar Nos Ligamos para Você Atendimento online

O que é Cloud Computing, ou computação em nuvem?

O que é Cloud Computing, ou computação em nuvem?
Não sei de que época você é. Mas todos podemos perceber o quanto a tecnologia é instantânea, concorda?! Até pouco tempo atrás, muito provavelmente você transportava seus arquivos em um CD ou pen drive e os mantinha guardados no seu computador. 
 
Alguns anos atrás, escrever um simples texto era necessário ter um computador com um software instalado. Hoje você consegue editar textos, planilhas e apresentações sem instalar nada em seu computador - aliás, pode fazer isso usando o seu smartphone, sem nem ao menos usar um computador.
 
Um grande exemplo disso é o Google: Você acessa a sua conta do Google e tem acesso a diversos serviços que estão “na nuvem”, o GMail está na nuvem, os videos que você vê no youtube estão na nuvem, sua agenda, as planilhas e documentos do GoogleDocs estão na nuvem. Ah, seu facebook também. Eles estão hospedados em algum lugar do mundo nisso que chamamos de “nuvem” e você usando seu computador, tablet ou smartphone pode acessar esses serviços a qualquer momento, de qualquer lugar sem dificuldades.
 
É parecido com o que você faz com o seu dinheiro: você leva até o banco que guarda com segurança para você - a nuvem é a mesma coisa: você deixa de guardar os dados na sua casa e passa a guardá-los junto a algum serviço de computação em nuvem. 
 
Quando você grava todos seus dados em seu computador caseiro e ele tiver algum problema, é grande a chance de você perder arquivos - suas fotos, suas planilhas por exemplo. Já utilizando cloud computing o risco de você perder dados é mínimo pois as estruturas de computação em nuvem são muito mais robustas e possuem backups regulares para fazer com que este risco seja minimizado.

Alguém usa?

Hoje (outubro.2013), estima-se que cerca de 75% das empresas utilizam algum tipo de serviço de Cloud Computing em algum nível. Olhe para você mesmo, se você consome algum desses serviços, você é um “usuário da nuvem”: Facebook, Hotmail / Skype, GMail, Youtube, GoogleDrive, Netflix, Instagram. 
Cada dia, mais e mais softwares que antes só funcionavam instalados no computador da sua casa ou da sua empresa estão sendo reescritos para utilizarem este novo modelo. O que antes era um aplicativo instalado no computador da sua empresa, agora está virando um serviço disponível na internet e que você acessa com um login e senha em qualquer dispositivo.

Escala

Cloud não é apenas guardar os arquivos em um servidor que estará disponível em qualquer plataforma. Talvez um dos grandes ganhos que se tem com a computação em nuvem é a possibilidade de escalar o poder de computação de acordo com a demanda real do negócio.
Imagine por exemplo que você tem um  site que recebe 5.000 visitas diariamente, mas semanalmente nas sexta-feira entre 16:30 e 18:00h, por algum motivo você recebe constantemente 100.000 visitas. Com Cloud Computing, você pode contratar junto aos fornecedores de computação em nuvem, um plano elástico, que disponibilize diariamente 1 servidor para o site, mas nas sextas no horário das 16:30 as 18:00h disponibilizaria 10 servidores para dar conta do recado e passado este horário voltaria a 1 único servidor.  
 
 
« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo Enviar uma pergunta